sexta-feira, 27 de março de 2009

Encantos e desencantos


Domingo, 29, a cidade do Salvador completará 460 anos. A primeira capital do Brasil convive com os encantos dos seus diversos pontos turísticos, mas, também, com problemas comuns às grandes cidades .
O alto índice de analfabetismo e desemprego proporciona à maioria dos soteropolitanos condições precárias de sobrevivência, sobretudo pela má distribuição de renda.
A violência que cresce a cada dia, principalmente nos bairros periféricos, faz parte do cotidiano das pessoas. O que observamos através dos meios de comunicação são cenas de assaltos, agressões físicas, tráfico de drogas. Vivemos sobressaltados, vulneráveis aos desencantos de uma cidade ameaçada pela criminalidade.
Apesar de todas as questões sociais, a composição da música "Chame gente" poderá nos ajudar a traçar um perfil comportamental de alguns soteropolitanos e um pouco da geografia da nossa cidade: do corredor da história, Vitória, Lapinha, Caminho de Areia. Pelas vias, pelas veias, escorre o sangue e o vinho, pelo mangue, Pelourinho.
A pé ou de caminhão não pode faltar a fé, o carnaval vai passar. Alegria, alegria é o estado que chamamos Bahia.
O baiano é simplesmente carnaval! Parabéns, Salvador!

8 comentários:

  1. infelizmente Rose,não temos muito o que comemorar, uma cidade cheia de problemas, dos mais diversos, com uma população totalmente desassistida pelos governantes, que só lembram do povo, em dia de eleição.
    no domingo, o farol da barra será palco de um grande show comemorativo.Uma banda carnavalesca, composta por filhinhos de papai, que não tem nenhuma raiz cultural com a cidade, irá receber outros convidados da memsma estirpe.
    O balanço final desta festa, todos nós já sabemos.pobres e pretos da periferia, sendo tratados como animais, tomando cacetadas da polícia, ou sendo acusados de furto, muitas vezes sem fundamento.
    E!!! Temos muito o que comemovelar...

    ResponderExcluir
  2. Rose, gostei do seu pretexto de discussão a partir da canção "Chame gente". Nosso povo, contudo, sofre os efeitos de um longo descaso político. Se a nossa cidade ainda está de pé, agradeçamos à edificação promovida pelos nossos fundadores. Porque, agora, não encontro motivo para comemorar o aniversário da cidade. Que avanços na área social podemos festejar?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É uma pena que uma cidade tão bonita passe por tantas mazelas sociais e estruturais! Pobre, Salvador! Pobres de seus moradores!

    ResponderExcluir
  5. Salvador,considerada a cidade da magia, tem suas cargas negativas, com essa falsa moralidade, e com tanta violência e com políticos corruptos, só pode ser considerada "A Salvador dos carnavais".

    ResponderExcluir
  6. Salvador,considerada a cidade da magia, tem suas cargas negativas, com essa falta de moralidade, violência e políticos corruptos, só pode ser considerada "A Salvador dos carnavais".

    ResponderExcluir
  7. Salvador,considerada a cidade da magia, tem suas cargas negativas, com essa falta de moralidade, violência e políticos corruptos, só pode ser considerada "A Salvador dos carnavais".

    ResponderExcluir
  8. Salvador,considerada a cidade da magia, tem suas cargas negativas, com essa falta de moralidade, violência e políticos corruptos, só pode ser considerada "A Salvador dos carnavais".

    ResponderExcluir