quarta-feira, 18 de março de 2009

O social e a corrupção


No dia 19, foi anunciado pela imprensa que mais de 400 mil beneficiários do Bolsa-Família foram excluídos do programa pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) entre outubro de 2008 e fevereiro deste ano.
Criado com o intuito de beneficiar as famílias de condição sócio-econômica desfavorecidas, o programa, constantemente, é acometido por denúncias de irregularidades. A corrupção em nosso país está por toda parte.
Apesar de possuirmos tantas leis, é visível a impunidade que impera, fazendo com que tantas famílias, sobretudo as mais pobres, que de fato necessitam do benefício, fiquem desprovidas da assistência.
Temos um dos maiores países em extensão territorial, todavia o que vivenciamos é uma má distribuição de renda, na qual poucos enriquecem em cima da miséria de muitos.
Existe um posicionamento contrário de alguns políticos em relação aos inúmeros programas sociais do governo Lula, denominados como medidas assistencialistas.
É plenamente viável à construção de políticas públicas que favoreçam a geração de emprego, mas, enquanto isso não se torna realidade, o “assistencialismo” é bem vindo!
A ausência e a dificuldade de acesso da maioria da população a condições que contribuam para a formação de um país melhor precisa ser revista pelos detentores do poder. Estes programas visam atender a uma grande parcela do povo que sofre com a inexistência de recursos para suprir suas necessidades primordiais.
A expectativa é de que tenhamos um país mais justo, no qual os programas do governo serão apenas lembrados como precursores do desenvolvimento e da igualdade social.

6 comentários:

  1. Os orgãos competentes pouco fazem para a melhoria de condições de emprego e educação no país, e algumas pessoas ainda querem que não haja políticas de inclusão de indivíduos em certos locais e também medidas de melhoria de renda.

    Certo que essas políticas públicas apresentam algumas falhas, mas é preciso que sejam realizadas em nível emergencial, desde que ocorram, também, investimentos em medidas a longo prazo.

    ResponderExcluir
  2. É cada coisa que acontece..É tanta falha que fica dificil acreditar que existe mudança.

    ResponderExcluir
  3. Por causa de alguns, a maioria paga...Infelizmente.
    Vamos esperar que um dia esse país entre no rumo, e deixe de ser corrupto.

    ResponderExcluir
  4. Tantas famíliasque necessitam do benefício, ficam desprovidas da assistência por causa de alguns.Aonde vamos parar?

    ResponderExcluir
  5. O bolsa família veio para ajudar famílias de baixa renda. Mais como sempre, tem gente que quer se beneficiar deste programa do governo, tirando dos pobres para sustentar famílias de classe alta.O pobre nunca tem vez.

    ResponderExcluir
  6. O bolsa família veio para ajudar famílias de baixa renda. Mais como sempre, tem gente que quer se beneficiar deste programa do governo, tirando dos pobres para sustentar famílias de classe alta.O pobre nunca tem vez.

    ResponderExcluir